Como dar feedback | Série sobre feedback

3 minutos de leitura

Retomando a conversa iniciada no último post que falava um pouco sobre o que é um feeedback. Se você ainda não leu este, clique aqui e se inteire do assunto. Dessa vez a minha ideia é falar sobre as principais características ao se dar um feedback, vamos conversar sobre o ambiente adequado, o momento, o motivo e alguns outros pontos relevantes.

Começando a conversa

Vamos começar falando sobre a abordagem. Muitas pessoas ficam bem nervosas se alguém chega até elas e diz “Preciso conversar com você”. Tente quebrar essa tensão, chame a pessoa para tomar um café, uma água, pegar um ar ou algo que deixe a pessoa relaxada. Isso ajuda a ser uma conversa mais tranquila.

Criando o ambiente ideal

Outro aspecto, é ter um ambiente onde você e a pessoa estejam a sós para que possam conversar de forma aberta. Assim ninguém fica desconfortável pela presença de um terceiro.

Definindo o que quer e o que não quer desta conversa

Em seguida deixe claro o que você quer e o que você não quer definindo a sua intenção e expectativas com aquela conversa. Um exemplo é: Meu objetivo não é reclamar de maneira nenhuma, mas acredito que isso pode te ajudar de alguma maneira. Isso ajuda a fazer a pessoa não entrar na defensiva.

Dando o feedback

Para iniciar o diálogo lembrar ao outro a situação que levou você a chegar aquele feedback, como você entendeu aquela situação e a conclusão que tirou. Então sim, dê o seu feedback e explique como este ponto vai ajudar a pessoa. Quanto mais informações você tiver melhor será para que o outro entenda ele.

Validando o recebimento

Valide se ela concorda ou não, e é ok não concordar. Deixe o espaço aberto para esclarecimentos ou dúvidas, pois caso o feedback não seja entendido e absorvido ele não será efetivo.

Neste momento tenha atenção para a reação da pessoa. Veja como ela recebe, pois caso ela se feche é importante dar um passo atrás e relembrar o objetivo da conversa para manter o diálogo aberto.

Momento de reflexão e absorção

Depois de entender o feedback, enquanto reflete sobre ele, a pessoa vai começar uma busca por situações semelhantes e pensar no que poderia ter aproveitado melhor.

Deixando abertura para esclarecimentos

Antes do fim da conversa, mostre-se a disposição para maiores esclarecimentos ou dúvidas.

O melhor momento para dar o feedback

Além dos pontos dessa conversa o intervalo entre o acontecido e a conversa faz uma diferença enorme. Sabe quando você vai tomar banho e coloca a mão na água do chuveiro para ver se está na temperatura ideal? Caso ela já esteja você toma seu banho, caso contrário continua ajustando até chegar ao ponto ideal. Imagine que você só consiga descobrir a temperatura da água depois de 10 minutos. Tenho certeza que você levaria muito mais tempo para deixar do jeito que você gosta. Com o feedback é parecido, quanto menor o intervalo entre a situação e o feedback, mais potencial ele tem de ser efetivo para chegar a uma situação ideal, como água quentinha.

Conclusão

Esse é o caminho das pedras para que você consiga dar um feedback de maneira efetiva, ajudando a pessoa a entender o seu ponto. No início isso pode não ficar muito natural mas com a prática você vai melhorando.

Espero que tenha gostado desse post sobre como dar feedback, e se você gostou mesmo compartilhe com outras pessoas e no seu Facebook este texto. :wink:

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