20 coisas para não se fazer no feedback | Série sobre feedack

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20 coisas para não fazer no feedback | Série sobre Feedback

Introdução

Ultimamente tenho visto se repetir algumas situações desconfortáveis no feedback então resolvi conversar com algumas pessoas e no fim fiz uma pergunta no meu Facebook onde muitas pessoas responderam(muito obrigado para você que respondeu, sua ajuda foi fundamental) e com esses insumos e criei este texto. Espero que goste. 😀

Uma imagem com um balão de fala de quadrinhos formado por pessoas escrito feedback no meio mostrando o quão importante são as pessoas e a comunicação no feedback

1) Dar um feedback construtivo na frente de todo mundo

Esse tipo de feedback não é nada recomendável é ruim para todos os lados, quem dá, quem recebe e as pessoas que acompanham a cena. Todo mundo sai perdendo.

Tente utilizar os pontos mencionados no texto sobre como dar feedback para saber como fazer isso melhor.

2) Dar feedback de que a pessoa não aceita feedbacks construtivos

Isso é ruim pois rouba a opção de validar se o presente dado realmente serve ou não, de maneira que impõe a pessoa a aceitar o feedback ou entrar em um ciclo infinito, pois não aceitar seria reforçar o feedback também.

Procure dizer que você não se sente ouvido e que gostaria de entender como poderia comunicar de maneira mais efetiva. Abrindo um espaço para entender melhor sobre o ponto.

3) Balançar a cabeça de forma negativa enquanto recebe o feedback

Quando uma pessoa está te dando um feedback a ideia é que isso te ajude de alguma maneira, balançar a cabeça negativamente é o sinal claro de pisar no que a pessoa está te dizendo antes de ela terminar a fala.

Tente prestar ainda mais atenção quando o feedback for de algo que você não concorda para que possa entender como aquilo surgiu, como a pessoa chegou aquela conclusão pois ela pode não ser a única pessoa pensando dessa maneira.

4) Dar ou pedir feedback quando as pessoas estão de cabeça quente

Pedir ou dar feedback a pessoas que não estão em seu melhor estado emocional costuma não ser bom pois ele pode ser afetado de forma negativa pelo estado emocional da pessoa.

O ideal é ter essa conversa quando os dois estão tranquilos, então pergunte se é um bom momento para dar/receber feedbacks. E caso você seja a pessoa que não esteja bem emocionalmente diga que esta não é a melhor hora e que gostaria de marcar um outro momento.

5) Não dar espaço para que o outro locutor entre

Um bom feedback costumar ser um diálogo e não um monólogo.

Tente fazer perguntas e validar se a resposta foi satisfatória, dê espaço para que os dois possam se expressar. Isso fará a conversa fluir melhor e o feedback ser melhor consequentemente.

6) Interromper a fala do outro

Um outro ato que atrapalha o diálogo é interromper a fala do outro, o que impede que este expresse seus pensamentos.

Evite ao máximo as interrupções para fazer com que a conversa flua nos dois sentidos.

7) Apontar somente pontos em que a pessoa precisa melhorar

Dependendo de como a pessoa recebe feedback falar somente de pontos de melhora pode ser um pouco frustrante, se esforce em reconhecer também os pontos fortes da pessoa.

8) Feedback, taca a bomba e sai correndo

A pessoa só diz o que pensou e sentiu sem realmente se importar com quem vai receber e em dar suporte a pessoa que recebe.

Não se preocupar com o outro lado é péssimo para o feedback. É importante dizer a verdade e tomar cuidado para o que é dito não atrapalhe ao invés de ajudar. Deixar o canal aberto para que a pessoa que recebe também possa falar é essencial para que o feedback seja efetivo.

9) Não dar feedback já é um erro

Infelizmente não dar um feedback é comum. Isso mostra o quanto a pessoa se importa ou não com alguém, pois só se dá feedback a quem se importa.

Certamente seus pais já lhe deram muitos feedbacks e fizeram isso porque se importam com você e querem o seu melhor.

10) Rebater ao invés de agradecer

Algumas pessoas ao receber o feedback caem na defensiva e acabam tentando se proteger, rebater ou justificar o feedback.

Reestabelecer o objetivo da conversa é importante quando isso ocorre, mostrando o interesse em ajudar a melhorar e não ofender ou atacar a pessoa.

Já do lado da pessoa que recebe agradecer é sempre importante para que as pessoas continuem tentando ajudar você.

11) Sugerir uma solução que não funciona

Quando você faz uma sugestão de como agir sobre um feedback é muito importante tomar cuidado para não dar uma solução que funciona para quem está dando o feedback mas não para quem está recebendo.

Como a pessoa vai lidar com aquilo é uma decisão dela e acredito que cada um é o maior conhecedor sobre si mesmo, podendo assim chegar a solução que melhor se aplica para ela.

Caso a pessoa tenha interesse em saber como você lida com isso é importante deixar claro que aquilo é algo que funciona para você, que a pessoa deve colocar sob seu contexto para ver se essa solução se aplica ou não e que caso não sirva, pode ser deixada de lado.

12) Dar feedback sobre o que você não deveria

É importante tomar cuidado com o limite do bom senso. O feedback não necessariamente se restringe ao trabalho mas tome cuidado para não dar feedback sobre o que você não deveria. Por exemplo: “Você deveria se maquiar para vir trabalhar, é falta de profissionalismo uma atendente sem maquiagem”. O trabalho dessa pessoa não está relacionado a como ela se maquia mas sim como ela atende. Não seja essa pessoa.

13) Não utilizar a empatia

Pensar em como transmitir a mensagem é importante e nesse momento se por na posição do outro é muito importante para conseguir de fato ajudar, não só jogar um feedback e sair correndo.

14) Não prestar suporte

Deixando de pensar no feedback como um momento mas vendo ele como um processo, é importante prestar suporte e apoio até que a pessoa consiga evoluir no ponto do feedback. Seja essa pessoa ;)

15) Ser grosseiro

Quando o feedback é trazido de maneira grosseira a possibilidade de a pessoa se por na defensiva e rejeitar é altíssima mesmo que o conteúdo faça sentido.

Pense na maneira que via transmitir é de alta importância para a efetividade do feedback.

16) Não dar exemplos de situações relacionadas ao feedback

Podemos pensar sobre os dois pontos de vistas sobre isso, tanto da pessoa que dá o feedback quanto da pessoa que recebe o feedback.

Da primeira perspectiva, ter exemplos e um ciclo curto de feedback é essencial para que a pessoal possa fazer uma busca sobre o contexto no qual ocorreram algumas situações para que possa agir.

Já da perspectiva de quem recebe, nem sempre a pessoa menciona as situações relacionadas, então é interessante fazer algumas perguntas de esclarecimento como: “Pode me falar um pouco no processo que levou a essa conclusão? As situações e exemplos?. Assim eu consigo compreender melhor para trabalhar de maneira efetiva sobre ele. Espero que não se incomode de me ajudar com esse ponto.”

17) Falar para as pessoas o que você acha que elas querem ouvir, não o que você pensa realmente.

Isso é algo tóxico para o feedback, pois é algo falso que o receptor acredita que é verdadeiro. Prefira não dar o feedback ao fazer algo como isso, utilizando frases assim: “Não tenho um feedback no momento mas vou prestar mais atenção e te dar um bom feedback.”.

18) “Pronto, agora que eu te dei um feedback é a sua vez. Qual é o seu feedback para mim?”

Não necessariamente em uma conversa para feedback as pessoas sempre terão feedbacks umas para as outras. Então ao invés de ficar encabulado de não ter diga: “Não consigo pensar em algo nesse momento. Posso pensar com mais calma e conversar depois?”. A pessoa vai ficar feliz com o seu cuidado e vai entender.

19) Não se preocupar em como vai dar o feedback

Dizer o que você acredita ao dar feedback é muito importante, porém a maneira que você usa para falar tem total influência sobre como essa pessoa vai receber. É diferente dizer “Você tem mau hálito. Vá escovar os dentes, por favor.”, ao invés de ter uma conversa com a pessoa dizendo “ Cara, percebi que em alguns momentos você fica com mau hálito. Notei quando na reunião que tivemos hoje pela manhã e quando estávamos conversando antes de almoçar.”

20) Feedback indireto - falar para um terceiro o feedback que deveria ser dito para você

Definitivamente passar o seu feedback para uma pessoa, as vezes um superior, e esta pessoa dar o feedback, não é um abordagem que costuma ser efetiva pois, assim como em um telefone sem fio a riqueza de detalhes se perde e ruído é adicionado a comunicação.

Sempre que possível prefira a conversa diretamente com a pessoa e pessoalmente pois assim o feedback tem maior eficácia.

Conclusão

Esses foram os pontos mais relevantes que encontrei para falar sobre os erros mais comuns e como lidar com eles. A mensagem que eu gostaria de de deixar é que feedback em sua essência é sobre pessoas e comunicação, dois pontos que exigem bastante sensibilidade. O que me faz lembrar de uma frase do Ayrton Senna que diz o seguinte:

“Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma dura batalha [que você não tem ideia]” Ayrton Senna

Quero agradecer a todos os que responderam no Facebook e aos que me ajudaram revisando o texto, seu apoio foi essencial.

Se você gostou do assunto deixe aqui seu comentário, clica no coraçãozinho e compartilha com quem você acredita que vá se beneficiar dessa mensagem também. Até a próxima! o/

Felipe de Morais

Desenvolvedor apaixonado por aprender e resolver problemas

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