Meu dojo de aprendizado

4 minutos de leitura

Através do curso de gestão de software, Software Zen, tomei consciência de um conceito que eu já usava o tempo todo mas não percebia. Já tinha lido e sabia que ele existia e sempre achei muito interessante. Hoje vejo como ter ciclos curtos de feedback me ajuda. Vou compartilhar com você como usei alguns conceitos para aplicar essa técnica no meu dia-a-dia que tem me ajudado a aprender muito mais do que imaginava que poderia.

Sabe quando você experimenta uma comida? E quase imediatamente sabe se gosta ou não. Conforme você vai fazendo isso descobre a verdade sobre tudo o que você gosta e o que você não gosta, isso eu chamo de o processo de descoberta da verdade. É um processo simples que podemos aplicar para qualquer coisa.

Deixa eu te dar outro exemplo. Sabe quando você vai tomar banho e abre a água do chuveiro, para saber a temperatura e com um leve toque já sabe se está na temperatura ideal ou não, o feedback é imediato. Quanto mais rápido você recebe o feedback melhor, pois assim você aprende mais rápido e na sequência corrige. Viu é o mesmo método, é uma ação, um resultado e um aprendizado.

Neste momento estou estudando espanhol mas nunca vou saber se o meu espanhol é bom ou ruim sem testá-lo. Então estou tentando fazer o máximo de testes possíveis pois eles me ajudam a entender exatamente o que preciso melhorar.

Quando estou programando funciona parecido, é necessário testar o que vou fazendo e aprendendo com os resultados até que todos os testes estejam satisfeitos.

Para que isso seja possível 3 pontos são muitos importantes:

  • Um ambiente com tolerância a erros
  • Sinceridade e clareza nos resultado
  • Tolerar e aprender com os próprios erros

Quando estou em um ambiente com baixa tolerância a erros normalmente fico tenso e ansioso, o que acaba atrapalhando mais do que ajudando. Imagina que caso você não goste da comida, seja obrigado a engolir ao invés de por em um guardanapo e jogar fora. Provavelmente você não vai nem querer experimentar por causa do medo . Ou caso você não vá bem na prova isso decida o seu futuro para sempre, como no vestibular. Essas situações deixam a gente com bastante medo, então o melhor a fazer é errar o mais rápido e com o menor impacto possível. No caso do vestibular fazer provas anteriores vai te permitir entender o que está bom e o que pode ser melhorado.

Além de um ambiente tolerante a erros, ter clareza nas respostas das ações é muito importante pois é através delas que você vai entender o resultado para melhorar.

Imagine que ao abrir o chuveiro ao invés de verificar a se a temperatura da água está boa para o seu banho, você simplesmente tenta fazer isso através do vapor que sai da água e entra logo de baixo do chuveiro. Ao entrar o banho está super gelado. Imagino que sua reação seria simplesmente sair correndo daquele banho. Tudo isso por não ter feito um teste que lhe daria uma resposta clara da verdade. Faça testes pequenos com bastante frequência, pois vão te ajudar nesse processo de descoberta da verdade.

Outro ponto importante é ter tolerância com os seus erros pois eles vão acontecer você querendo ou não. Dê mais foco ao aprendizado que você pode tirar deles do que ao estrago que possam ter causado.

Apliquei está técnica quando prestei vestibular pela primeira vez e não passei, funcionou muito bem, me fez ter a carreira que tenho hoje. Eu tinha vontade de fazer Direito mas acabei não passando e ao invés de ficar triste, tentei pensar nos aprendizados que tinha tirado de todo aquele ano de estudos. Entendi muito melhor as formas mais efetivas de aprendizado para mim e isso fez com que no ano seguinte eu aplicasse vestibular para Ciência da Computação e passasse em sexto lugar. :smile:

Espero que atráves dessa conversa eu tenha deixado claro como esse pequeno ciclo funciona comigo e como você pode aplicá-lo na sua vida também e verá resultados maravilhosos também. Sugiro que você faça um teste e volte aqui para me contar como isso funcionou para você. :smile:

Se você curtiu esse texto compartilhe e deixe mais pessoas saberem sobre ele. Pode fazer isso onde você achar interessante, na conversas com seus amigos, no Facebook, Twitter, onde achar melhor. :wink:

Atualizado em: